Acordo para manutenção do contrato com o Azambuja tem reajuste de 5,19%
Em coletiva no final da tarde desta terça-feira (31), Prefeitura de Brusque, Câmara de Vereadores e Hospital Azambuja selaram a nova prorrogação do contrato de atendimento através do Sistema Único de Saúde por seis meses. O reajuste será repassado através da antecipação de R$ 200 mil da verba que sobra do orçamento do legislativo.
Com isso, o atendimento de urgência e emergência no hospital através do SUS, que poderia paralisar a partir desta quarta-feira (1) será mantido. O administrador do hospital, Fabiano Amorim, destacou a importância dessa suplementação que mantém o trabalho, enquanto que o novo contrato é discutido até o mês de março.
Segundo ele, o hospital tem margem a partir de agora para que algumas especialidades sejam mantidas, principalmente pelo fato de que muitos médicos preferem ter a mesma remuneração, mas trabalhando próximo de suas residências. Também ficou definido que outros municípios auxiliarão no próximo contrato.
O prefeito Jonas Paegle, que já havia anunciado durante a manhã no Rádio Revista Cidade que o acordo estava próximo de ser oficializado, afirmou que um passo importante para a nova negociação foi dada. Ele destacou também a participação dos prefeitos de Guabiruba e Botuverá.
A negociação entre Prefeitura e Câmara de Vereadores iniciou com a iniciativa de Jonas Paegle em tomar a frente da conversa com o hospital. Então, se chegou ao valor de R$ 200 mil que será repassado, o que significa um reajuste de 5,19% ao mês, durante cinco dos seis meses de contrato entre as partes.
Porém, o acordo é para a manutenção do que está contratualizado até agora, segundo o secretário de saúde, Humberto Fornari. Novas especialidades, como o plantão pediátrico, serão discutidas na elaboração do novo contrato.